A lanterna perfeita para qualquer ocasião

super lanternaObviamente, quando falamos em lanterna, pensamos em escuro, noite. Seja para sinalização, proteção ou aliado a práticas de atividades noturnas como ciclismo, trilha, acampamento, caça e pesca, existe uma lanterna que garante ser a melhor e a mais potente do mercado: a super lanterna LED (você pode comprar agora mesmo aplicando esse desconto).

Mas, antes de falar especificamente sobre ela, vamos conhecer um pouco sobre lanternas.

Lanternas são equipamentos capazes de criar focos de luz que iluminam objetos, estando eles próximos ou distantes dependendo da forma e poder de seu feixe de luz.

Como escolher uma lanterna

Embora pareça relativamente simples escolher uma lanterna, na realidade existem alguns quesitos para definir qual o melhor modelo, devendo ser levado em conta o propósito para o qual ela servirá. Sendo assim, não foque em poder, mas em funcionalidade. Para entender melhor, vejamos abaixo os quesitos a serem analisados.

A começar pela intensidade da luz, ou seja, quanto brilho será emitido pela lanterna. A medida padronizada para avaliação é chamada lúmen (unidade de fluxo luminoso), e quanto maiores os lúmens, maior será a intensidade do brilho.

Estes números podem variar de 0.25 – 1 lúmen (como a luz da lua cheia em céu claro) a 32.000 – 100.000 lúmens (como a luz em dia ensolarado com céu sem nuvens).

Faixa de lúmens

Entre as marcas de lanterna confiáveis no mercado e verificadas pelo ANSI (Instituto Americano de Padrões Nacionais), a faixa de lúmens varia da seguinte forma:

  • 3 – 0.6 lúmens: utilizados pelos bastões químicos de luz, para fins de demarcação de posições ou iluminação de pequenos trechos;
  • 1 – 20 lúmens: utilizados por chaveiros com LED’s ou minilanternas;
  • 30 – 100 lúmens: utilizados pelas lanternas de uso geral, que podem ser encontradas para compra em lojas de ferramentas;
  • 100 – 280 lúmens: utilizados pelas lanternas táticas, possuindo alta intensidade de brilho e podendo ser usadas para desorientar “o inimigo”;
  • 280 – 1.500 lúmens: utilizados pelas lanternas de alta potência, geralmente usadas em campings, caça e ambientes abertos;
  • 500 – 3.500 lúmens: utilizados por lanternas de uso específico, como a exploração de cavernas, por exemplo, sendo de produção limitada.

Luminosidade e brilho

Quando se busca uma lanterna potente, a primeira coisa que vem à cabeça é sua luminosidade (brilho), mas o tipo de feixe de luz emitido por ela é que é o responsável por o quão longe a luz irá se propagar. Ou seja, para uma lanterna potente, é preciso levar em consideração sua potência em lúmens e a angulação e qualidade dos espelhos que são posicionados ao redor da lâmpada que refletem a luz.

Neste caso existem:

  • Refletores lisos: os mais antigos, geralmente encontrados em lanternas de baixa qualidade, e que possuem anel de sombra no foco;
  • Refletores facetados: compostos de pequenos espelhos que refletem a luz em ângulos levemente diferentes, emitindo-a de forma ampla e igual, e não apenas em um único ponto;
  • Refletores orange peel (“casca de laranja”): de característica lisa porém texturizada (como uma casca de laranja), sendo capaz de emitir a luz de forma igual e ao mesmo tempo com foco intenso durante o movimento da lente.

Com isso, podemos concluir que não podemos focar apenas na potência em lúmens, pois a característica dos refletores impactará diretamente no resultado final da iluminação.

Outro fator importante a ser considerado na escolha de uma lanterna é o emissor de luz que ela usa, se lâmpada incandescente ou LED.

O LED é mais potente (até 100 lúmens por watt) e dura mais tempo, enquanto a lâmpada incandescente utiliza menos voltagem para operar (1.5 volts). Em resumo, para uma lanterna energeticamente eficiente, com boa intensidade de brilho e que dure várias horas de uso, o LED é o mais recomendado.

Bateria

bateriaA autonomia da bateria também deve ser considerada na escolha da lanterna. Existem os tipos de bateria descartáveis (lítio e alcalinas) e os recarregáveis (NiMH, Li-Ion e NiCd). E, ainda, algumas lanternas podem apresentar dínamos, uma opção ao invés da utilização de pilhas.

Lanternas com dínamos permitem que estas sejam recarregadas através de movimentos de alavancas que geram fricção e consequente criação de corrente. Contudo, geralmente possuem pouca potência. É um equipamento interessante para se ter como backup ou atividades simples que não exijam muita luminosidade.

Categorias de lanternas

De forma geral, existem categorias padronizadas de lanternas:

  • Uso doméstico: são as mais facilmente encontradas e baratas em relação a outros tipos. Utilizam pilhas convencionais (AA ou AAA). Possuem capacidade limitada de iluminação e resistência à água e impactos. Normalmente adquiridas para atividades simples como procurar algo dentro de casa (em uma dispensa, por exemplo).
  • Aventuras: para atividades ao ar livre como trilhas e acampamentos existem os modelos headlamps, as lanternas de cabeça. Possuem inúmeras variações e marcas, mas suas características básicas são: resistência à água, impactos e corrosões; peso reduzido; iluminação suficiente para uma visão mínima do ambiente ao redor; longa autonomia e modos de luz diferentes (luz forte e fraca, SOS em código morse e até luz auxiliar vermelha para emergências).
  • Uso tático: cujo principal objetivo é fornecer suporte para forças policiais e militares durante um uso tático/operacional. Também possuem uma variedade de modelos, marcas, preços e qualidades, mas as características principais são: alta intensidade de luz, resistência a quedas e impactos (material em alumínio aeronáutico), botões de acionamento na capa da bateria (para serem pressionados rapidamente quando necessário), foco regulável e diferentes modos de uso (forte e fraco, e modo strobo – piscamento rápido da luz para desorientar o alvo).

Apesar de existirem modelos para usos específicos, cada indivíduo possui preferências diferentes. O segredo então é verificar que tipo de lanterna é apropriado para o tipo de atividade que você vai exercer, e, entre eles, escolher um, ver o que melhor funciona pra você.

Por exemplo, na cidade, como porte diário, você poderia optar por uma lanterna de caráter tático de alta potência e ao mesmo tempo portátil (cabendo no bolso, por exemplo), ou então por lanternas menores e menos potentes como as de chaveiros de LED.

Já para acampamentos e trilhas, se seu objetivo é utilizar a lanterna apenas para ver detalhes – como para cozinhar, fazer amarras, entre outros – uma boa lanterna de cabeça pode ser a solução. No entanto, para horas em que se ouvem barulhos estranhos ao redor vale a pena ter um holofote para investigar.

Especificações da Super Lanterna Tactical Flashlight

E, para concluir, voltemos à “Super Lanterna” (Tactical Flashlight). Ela possui 18.000 lúmens, o que seria equivalente a 6.000W; utiliza 2 baterias de 6.800 mAh (unidade miliampere-hora, usada para determinar a duração da bateria); LED CREE Q5 de 100.000 horas e economia automática de bateria.

A Super Lanterna é impermeável e anticorrosiva, não se deformando. Possui um zoom de até 2.000 vezes, sendo capaz de alcançar até 800 metros. Para a emissão de luz de LED perfeita, conta com uma lente cristalina. Possui também 5 modos de iluminação: Strobo, SOS, modo fraco, médio e forte.

Acompanha um prendedor de pressão feito de material ultrarresistente, sendo possível anexá-lo ao cinto, bolsa ou colete. É ideal para atividades que necessitem liberdade nas mãos, como pesca, caça e ciclismo.

Em seu site oficial – até a data de publicação deste artigo – a Super Lanterna estava sendo vendida com acessórios: 1 carregador para carro, 1 prendedor, 2 baterias recarregáveis e 1 carregador. Tudo isso a R$ 129,00 + frete ou parcelado em 12x de R$12,95 + frete, considerando nosso desconto especial.